Se anteriormente trouxemos plantas de antes e depois de reformas de apartamentos, agora focamos em projetos residenciais que receberam melhorias necessárias. Além das plantas, a informação que consta no memorial de cada projeto ajuda a compreender melhor a atitude tomada em cada desenho arquitetônico. Afinal, cada obra traz consigo diferentes demandas: prazos, orçamentos, legislações e pré-existências.
A seguir, confira cinco projetos de reformas em casas brasileiras.
Realizado por Terra e Tuma Arquitetos Associados, o projeto da Casa Curupaiti buscou intervir e ampliar uma casa da década de 40. A obra foi executada em duas fases, a primeira deveria adequar a casa existente com uma especial atenção às características originais do imóvel e a segunda focava na ampliação com uma linguagem contemporânea em alvenaria estrutural e madeira para ocupar parte do amplo quintal fazendo prevalecer o contato com o jardim.
Com a necessidade de respeitar a legislação ambiental de Cunha, a Reforma da Casa Nica deveria preservar a volumetria existente. Sendo assim, messina | rivas construiu novas fachadas seguindo a periferia da casa antiga, que foi demolida de forma a reutilizar os tijolos para construir as divisórias internas da casa nova. Para conseguir uma melhor qualidade espacial, o ambiente compartilhado da sala de estar se tornou o principal da residência e, a partir dele, todos outros cômodos se conectam.
A Casa AM foi realizada em 1972, e com o passar dos anos sofreu sucessivas intervenções, descaracterizando a construção original. COA Associados realizou uma proposta de reforma que respeitasse os principais elementos do primeiro projeto, além de adicionar um anexo de lazer resultante dos diálogos e demandas dos atuais proprietários.
A Casa ER é um projeto de ampliação do pavimento superior da edificação existente que anteriormente abrigava apenas uma suíte e um pequeno escritório. Além disso, Foi Jobim Carlevaro Arquitetos também realizou a adequação da fachada respeitando a modulação original de 2,5m pré-existente do projeto original realizado na década de 1990.
Uma residência convencional de vila urbana que era pequena e não satisfazia os anseios da família, sendo assim, surgiu o projeto de reforma da Casa RR. Aqui, Escala Arquitetura optou por usar materialidades contrastantes: o natural e o industrial. Assim, a linguagem contemporânea permeia todas as modificações da obra.
Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em 09 de setembro de 2022